Stradivarius:
A química é a chave do som especial que emana do violino fabricado no século XVIII pelo italiano Antonio Stradivarius, revela a mais recente edição da revista científica britânica Nature. Entre as várias hipóteses esgrimidas para explicar o peculiar som do instrumento constava uma, segundo a qual, um esmalte especial teria sido empregue na sua fabricação.
Outra hipótese avançada indicava que a luz solar nos séculos XVII e XVIII era menor, pelo que as árvores cresciam menos e a sua madeira era mais densa, o que lhe facultava propriedades acústicas superiores. O estudo, realizado por peritos da Universidade do Texas, nos EUA, aponta para que a madeira usada nesses violinos tenha sido objecto de um tratamento químico de modo a preservar as características do som. A oxidação e a hidrólise terão sido os métodos aplicados.
A investigação revela que o mesmo tratamento químico foi aplicado aos violinos fabricados pela família Guarneri, de Cremona (Itália), que são considerados quase tão valiosos como os Stradivarius. Para chegarem às suas conclusões, os investigadores recorreram a lascas de madeira retiradas de cinco instrumentos que estavam a ser reparados.
Foram eles um violino Stradivarius de 1717, um violoncelo Stradivarius de 1731, um violino Guarnerius de 1741, um outro fabricado em Paris na década de 1840 por Gand-Bernardel e uma viola executada por Henry Jay em 1769, em Londres .
A comparação entre os cinco instrumentos, feita através de espectroscopia por infra-vermelhos e ressonância magnética nuclear, mostrou que, no fabrico dos violinos, haviam sido empregues tratamentos químicos, algo que não se registara nos instrumentos procedentes de Paris e Londres.
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História do Violoncello
O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, possui quatro cordas afinadas em quintas.
O instrumento pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da familia do violão tanto pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento.
A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680.
A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas. Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665.
Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.